Última sessão AM - 13.09.2013


INTERVENÇÃO DE FINAL DE MANDATO


Neste mandato, que está a terminar, a gestão do Município de Constância foi difícil e com características muito especiais. Isso deveu-se à natureza de diversos fatores internos e externos, quer em relação ao município, quer em relação aos eleitos. Desses fatores, de momento destaco dois: hábitos anteriores de gestão muito próxima e centralizada dentro de um concelho de reduzida dimensão populacional e a crise europeia e de Portugal.

Relaciono esses fatores com quatro instrumentos chave e que transversalmente atravessaram os quatro anos do mandato: o Plano Estratégico Constância 2020, o Plano Diretor Municipal, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e o Plano de Prevenção de Riscos de Gestão – Corrupção e Infrações Conexas.

Alguns fazendo a ponte com o passado e todos eles preparando ou condicionando o futuro. Alguns em eterna revisão, todos com necessidade de atenção.

Da minha análise devo dizer que senti que o Dr. Máximo Ferreira não estava nem foi preparado para ser Presidente de Câmara e, mais do que isso, lhe faltou apoio técnico e político. Acredito que terá tentado fazer o melhor que sabia e podia, mas isso nem sempre é satisfatório ou eficaz. No entanto, devo reconhecer e agradecer o clima de compreensão do papel de cada um que foi possível estabelecer com o Senhor Presidente de Câmara e com vários técnicos e demais pessoal da autarquia com quem mais me relacionei, em especial no 2º biénio do mandato.

Sei, de consciência tranquila, que sempre agi e reagi na perspetiva do que entendia, a par do Partido Socialista, ser melhor para as pessoas e para o concelho de Constância. Sei, seguramente, que as minhas ideias, posições, sugestões, recomendações, propostas e outras contribuições, ficaram registadas e irão continuar a ser motivo de análise e de ação.

Não posso terminar sem enaltecer a camaradagem, a coragem, a determinação e muitas vezes o espírito de sacrifício com que a Margarida Veríssimo, estando ou não no exercício de funções como vereadora, enfrentou muitos problemas e vicissitudes. Estou certo que continuará a representar da melhor forma o Partido Socialista, desta vez e novamente, na Assembleia Municipal.

O futuro deve ser para todos e com uma democracia forte, aberta e participativa.

Bem hajam e até sempre!

 

Assembleia Municipal de Constância, 13 de setembro de 2013

O Vereador Rui Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário

para constar

Camões e Constância – direitos reservados

No dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, fez-se notícia institucional da colocação simbólica de dois ra...