sexta-feira, 31 de julho de 2009

Guiados pelas estrelas

“A memória é uma espécie de norte que nos guia: só sabe verdadeiramente quem é e onde está aquele que conhece de onde veio e como chegou até aqui. E só sabendo isso se pode decidir que caminho se pretende seguir para continuar a caminhada.”

Escreveu António Mendes, actual Presidente de Câmara e candidato a Presidente da Assembleia Municipal, no último Boletim Municipal.
- Em relação à memória associada a Máximo Ferreira, impõem-se as dúvidas e os esclarecimentos:
  • Será uma estrela que nos guia ou é antes uma estrela guiada e direccionada pela CDU nacional?

  • Alguém que, na apresentação da sua candidatura, sente necessidade de ler ostensivamente o Guião "Plano Estratégico Constância 2020", pode decidir que caminho se pretende seguir, mesmo que seja para continuar uma caminhada?

  • A sua memória estará mesmo construída e relacionada com algo tão erudito quanto repentino designado “museologia social no concelho de Constância”? Ou prevalecem antes as ligações diversas, emaranhadas e pouco transparentes, sempre em alteração, com a Casa Memória de Camões, o Centro de Ciência Viva e a própria Câmara Municipal?

    É bom que pensem nisso.

Uns preferem as estrelas e serem guiados por elas, outros acreditam, defendem e apostam nas pessoas. 2009 é o ano internacional da Astronomia. Mas, todos os anos são das pessoas! Com ou sem... museus.

domingo, 5 de julho de 2009

Grandes Opções do Plano - 2009 (C)

Realce positivo para “a menina dos olhos do ano de 2009”, o Centro Escolar de Santa Margarida e os investimentos em outros dois centros escolares e, após chamada de atenção do PS no ano anterior, para a aposta na eficiência energética e em energias alternativas.
Espera-se que a valorização da educação seja acompanhada de uma correcta e eficaz gestão de recursos assim como de uma visão aglutinadora de actuação por forma a rentabilizar os novos espaços e a adaptar os antigos para benefício da população.
Por fim, apesar das chamadas de atenção e propostas da Bancada do Partido Socialista, as taxas, tarifas, licenças e impostos que poderiam ter, em 2009, atenuante significativo, não o registaram no orçamento agora discutido.
Por tudo isto, apesar de já ter dado oportunidades para a CDU concretizar o seu programa eleitoral - abstendo-se em votações anteriores - desta vez, continuando a não se rever nos instrumentos de planificação em análise, a Bancada do PS detecta agora a falta de cumprimento de promessas da CDU, fortalecendo e justificando a sua posição em relação às Grandes Opções do Plano e ao Orçamento para o ano de 2009.
VOTO CONTRA
in "declaração de voto nas GOP e orçamento 2009" - PS, A.M. Dezembro 2008

Camões e Constância – direitos reservados

No dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, fez-se notícia institucional da colocação simbólica de dois ra...